5 de julho de 2011

Gabarito da 1º avaliação.

Pensamento Aristotélico – A ética pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa.


Pensamento de Platão – Valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento, os valores deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.

Sócrates – Em verdade pode ser dito o iniciador da filosofia moral e inspirador de toda uma corrente de pensamento. A base do seu pensamento está na ética. É do convívio, da moralidade, dos hábitos e práticas coletivas, das atitudes do legislador, da linguagem poética... Que surge o tema de sua filosofia. Foi condenada a pena de morte através da ingestão de sicuta (erva venenosa).

Platão -Esquece-o respondeu Sócrates – É chegado o momento que eu exponha a vós, que sois meus juízes, as razões que me convencem de que um homem que haja se dedicado ao longo de toda sua existência à filosofia, deve morrer tranqüilo e com a esperança de que usufruirá, ao deixar esta vida, infinitos bens. Procurarei dar-vos provas disso, ó Símias e Cebes. Os homens não sabem que os verdadeiros filósofos trabalham durante toda sua vida na preparação de sua morte e para estar mortos; por ser assim, seria ridículo que, depois de ter perseguido este único fim, sem descanso, recusem e tremessem diante da morte”. Sabemos que o pensamento Socrático foi difundido pelo seu discípulo, pois todo o seu trabalho foi feito através da oratória.



Moral – é o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. É a ciência dos costumes. Tem caráter normativo e obrigatório.



Ética – é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim o bem-estar social, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Ela representa o estudo da Moral.

A informática é uma área de trabalho que não sujeita os profissionais a comportamento ético? Os profissionais de informática estão sujeitos a comportamentos ético no exercício profissional.

O “Anel de Giges” alegoria criada por Platão, na qual a invisibilidade ou visibilidade permite que as condutas éticas possam ser avaliadas. Poderíamos dizer que a essência do homem determina o seu caráter.



Hoje em dia a mídia (meios de comunicação) desempenha um importante papel na afirmação dos valores e princípios da sociedade. Em vista disso podemos dizer que a Ética também deve estar presente nos meios de comunicação? Sim, pois a Ética deve estar presente em toa a área da comunicação.

As últimas décadas têm sido marcadas por um avanço na legislação sobre direito humanos. A lei Maria da Penha (Lei que versa sobre a criminalização da violência doméstica) tem sido um mecanismo de repressão eficaz no combate a violência doméstica. Pergunta-se: os costumes, os valores sociais, tem relação com o comportamento ético dos homens. A moral sofre influência do tempo e do lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário